Considerado vantajoso por ter uma das menores taxas de juros do mercado, o chamado empréstimo consignado acabou se transformando em dor de cabeça pra muita gente.
E por que ele tem virado um problema? Basicamente, por conta do aumento dos problemas com empréstimos não solicitados por seus clientes.
Em fraudes do empréstimo consignado, é muito comum que estelionatários falsifiquem documentos pessoais do beneficiário. Isso pode acontecer com o RG e CPF ou até mesmo com certidões e contracheques.
Entretanto, nem os bancos, nem o INSS nem a Dataprev assumem responsabilidade pelo problema.
A forma mais segura e prática para descobrir qualquer irregularidade ou desconto indevido é conferindo o extrato de pagamentos. Uma vez identificado qualquer problema, o INSS orienta o beneficiário a entrar em contato com a instituição financeira diretamente.
Importante: Lembre-se de solicitar e anotar os protocolos de atendimento, a cada contato com a instituição financeira.
Após o recebimento da reclamação, as instituições financeiras devem respondê-la em até 10 dias úteis. Em caso de irregularidades ou desconto indevido, o valor deve ser ressarcido em 2 dias úteis.
BUSQUE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E ABRA UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA.
Em muitas situações é recomendado ainda buscar orientação profissional.Seja diretamente da Polícia ou advogados especializados em crimes cibernéticos.
O solicitante deve organizar comprovantes e provas que ajudem a evidenciar o empréstimo não autorizado. Do lado do bneficiário, uma vez realizada a denúncia da fraude também é possível bloquear o benefício para consignações.
Então, para se proteger de golpes é preciso estar bem informado e tomar os devidos cuidados.